sábado, 7 de novembro de 2009

Lixão e Composteira: Comparação

A experiência com as mini-composteiras permitiu comparar como se dá a evolução da decomposição do lixo orgânico num lixão e numa composteira.

Veja nessa foto a evolução ao longo de 4 semanas. A altura não variou. Isto demonstra que no Aterro Sanitário os outros materiais dificultam a decomposição do resíduo orgânico, além de proliferar o chorume, o gás metano (mal cheiro) e atrair pragas urbanas.

Simulação de um lixão:

Já nessa foto é possível ver como o volume diminuiu. Trata-se de um material biodegradável. Dentro de 3 meses o lixo orgânico vira adubo.

Simulação da compostagem:
Ao final de 7 semanas foi constatado que na mini-composteira onde havia apenas resíduos orgânicos, o material foi decomposto facilmente e reduziu-se a 1/5 do volume inicial.
Já onde haviam resíduos misturados, a decomposição foi lenta com uma alteração do volume desprezível, além da produção de chorume e grande volume de larvas e mosquitos.

Um agradecimento especial às nossas agentes ambientais que "arregaçaram" as mangas e nao mediram esforços para fazer essa experiência.

Agentes ambientais

Um comentário:

  1. Olha sou eu!!!! KKKK. Eu adoro esse trabalho, pois nós ajudamos não só o meio ambiente, mas ajudamos tb a concientizar as pessoas do tanto q é importante cuidarmos da nossa natureza. Já fizemos grandes diferenças a respeito da conscienca dos alunos na nossa escola. Bjs, vou estar super conectada ao blog.

    ResponderExcluir