quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Setembro/2008:

Campanha do título para o projeto.

- Em setembro/2008, iniciaram-se as etapas de divulgação do projeto a toda a comunidade escolar (alunos, professores, pais, servidores, etc.)
- A primeira etapa foi uma sensibilização de massa, onde todos os alunos participaram propondo um título para o projeto na escola. Esta campanha teve um objetivo de sensibilização e possibilitar a participação de todos, já que a proposta está baseada nos princípios da democracia. Os professores avaliaram e os vencedores (Júlio César – 6ª. B e Beatriz – 7ª. B) foram premiados com um kit escolar:





Figura 1 – Premiação com o kit escolar aos autores do título do projeto na escola.
26/ setembro/2008


O nome do projeto na escola Cel. Quito foi uma composição da proposta dos dois alunos resultando no: DECOMPONDO LIXO, RECRIANDO VIDA: Um projeto de cidadania.

- Seleção do material bibliográfico,
Nesta etapa o professor orientador começou a montar a biblioteca com materiais diversos e atualizados de acordo com as propostas dos Parâmetros Curriculares Nacionais para tratar o tema transversal Meio Ambiente na escola. Este material serve de pesquisa, caráter fundamental dentro deste projeto.

– Seleção e formação do grupo de monitores-pesquisadores.
Apesar de a proposta abranger toda escola, foi necessário trabalhar de forma mais intensiva com um grupo de monitores.
Principais atribuições e responsabilidades dos monitores:
- Colaborar nas campanhas educativas,
- Manutenção da mini-usina de compostagem,
- Preparação e rotulação das lixeiras,
- Elaboração de cartazes de sensibilização com o tema lixo e meio ambiente,
- Propor meios de divulgação do projeto na escola,
- Atividades de orientações e sensibilização.

Foram selecionados em média de 4 a 5 alunos por cada turma, tendo por critério a recomendação de professores, na qual a diversidade de qualidades e potencialidades foi um quesito observado. Vale destacar que aqueles alunos considerados “indisciplinados” demonstraram uma considerável evolução ao assumir responsabilidades dentro do projeto.

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