quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Outubro/2008

Produção das lixeiras e painéis

- Para realizar a compostagem, é necessário antes separar o lixo. Isso implica em mudança de hábitos. Para tanto é necessário um trabalho constante de educação/sensibilização e preparar fisicamente a estrutura:
Cada sala recebeu as orientações de como deveriam usar as lixeiras, que foram rotuladas e preparadas para receber a coleta diferenciada.








- Toda a comunidade escolar (alunos, professores, serviçais, secretárias, inspetores, diretores) assistiu às palestras de sensibilização para o tema e o projeto. Todas essas atividades foram desenvolvidas antes do dia 20/10/2008 – data marcada para o início da separação dos resíduos (úmido e seco), para a compostagem.


Palestra de divulgação/sensibilização do projeto à comunidade escolar (alunos, professores e auxiliares da limpeza)


Implantando a Mini-usina de compostagem
- No primeiro dia, como era de se esperar, a disposição do lixo não respeitou às orientações. Foram encontrados lixo seco na lixeira do lixo úmido. Isto demonstra a necessidade da permanência das campanhas de sensibilização.



Lixeira “úmido” com plástico. 20/10/2008

- Alguns monitores ficaram responsáveis pela coleta dos resíduos úmidos ao final do dia (todos os dias). Eles retiram algum material indesejado e depositam os resíduos orgânicos na composteira. É necessário revirar o monte de resíduos orgânicos a cada 3 dias. Ao longo de 3 meses o material se decompôs na forma de adubo orgânico.




- Pequeno incidente
Em torno de quinze dias após o início do projeto uma empreiteira que prestava serviços de reforma à escola fez a limpeza de todo o material acumulado na composteira, confundido com lixo. A partir de então o local foi a ser identificado e os funcionários da empreiteira informados e esclarecidos sobre o projeto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário