quarta-feira, 29 de setembro de 2010

COLETANDO FRUTOS

A coleta do adubo orgânico foi um evento simbólico e signficativo. Representa o resultado concreto de todo esforço empreendido a favor da mudança de hábitos pela sustentabilidade, pela Terra e pela vida.

A satisfação era visível aos olhos dos agentes que acreditaram e se envolveram com a idéia. A curiosidade saltava aos olhos daqueles que acompanharam de longe e duvidavam expressando-se: “Como pode o lixo ter se transformado nessa terra preta? Não é possível!” (aluna da 4ª. série).
Esta aluna teria acabado de formular uma pergunta científica, estava feito o convite à pesquisa.

Coleta do adubo.


Neste processo é feita a peneiragem para retirada de folhas e fragmentos não decomopostos totalmente.



Adubo peneirado

Exposição e entrega do adubo.

A aluna Clesiane explica o processo de compostagem e apresenta os resultados.




Surpresas interessantes

Na área da composteira aconteceram muitas coisas interessantes. Uma delas já foi apresentado como resultado. Ao voltar das férias, em fevereiro / 2009, os vegetais que cresceram na área da composteira, onde havia o adubo, se apresentavam maiores e bem desenvolvidos.

Comparação

entre os vegetais que cresceram no adubo (composteira) e fora do adubo (régua). Março/2009




Em outubro/2009, após um curto período de paralização das atividades de reviramento dos resíduos orgânicos na composteira, cresceu um pé de abóbora com bastante vigor e variedade de abóboras.

Como isso aconteceu?

O professor havia levado seus resíduos orgânicos domésticos, entre eles, resíduos de abóbora. As sementes germinaram e produziram este maravilhoso pé de abóbora.


Com isso tivemos a ideia de produzir o doce de abóbora mas, infelizmente, a cada final de semana diminuiam a quantidade de abóboras do pé. Suspeitamos que algumas pessoas, talvez os próprios alunos que residiam nas proximidades, poderiam ter se aproveitado do fácil acesso ao interior da escola para apreciar as abóboras.


A quantidade que coletamos não foi suficiente para o doce, mas foi simbólica para representar a qualidade de nosso adubo orgânico.


Pé de abóbora: germinado em decorrência de resíduos de abóbora


Resíduos orgânicos adicionados à composteira.




Aulas práticas

A composteira funcionou como um laboratório vivo, revelou-se um espaço pedagógico alternativo ao modelo de ensino tradicional 'quadro-giz'. Tal espaço desperta o interesse criativo que incita os alunos à pesquisa, ou seja, à busca do conhecimento.
Sensibilizados com esta proposta, alguns professores empreenderam uma viagem a este mundo curioso da ciência, da pesquisa e da busca por um modelo alternativo de relação com a Natureza.
Este interesse e curiosidade estão estampados nos olhares, nas atitudes e questionamentos dos alunos ao interagir com o resultado 'vivo' do projeto que cada um deles, em particular, era autor. Seja participando ativamente nos eventos promovidos pelo projeto, seja colocando seus resíduos na lixeira adequada.
Professora Maida coordena a aula na visita à composteira:
Nesta oportunidade os próprios alunos monitores do projeto, aqueles selecionados a coordenar os eventos relacionados ao projeto na escola, explicavam aos visitantes, inclusive professores, como funcionava a compostagem.
Nas fotos abaixo é possível perceber a surpresa deles ao tocar o composto em transformação e perceber a temperatura interna que pode atingir 50 C.





Alunos preparam a coleta do adubo orgânico

Nesta oportunidade os alunos/monitores (agentes ambientais), preparam a coleta do adubo para exposição e distribuição na escola.

Esta fase é uma das mais importantes do projeto, já que representa o ciclo final, ou seja, trata-se da fase de resultado prático/concreto. Dada a sua importância foi preparada uma divulgação destes resultados onde os agentes ambientais passaram sala a sala apresentando o adubo, disponibilizando-o para que os alunos tocassem e percebessem com isso a importância de sua participação e envolvimento no projeto.

Como forma de estímulo, foi distribuido a todos que se interessaram uma amostra do adubo para uso doméstico.



Nenhum comentário:

Postar um comentário